Esse blog foi criado para se mostrar assuntos relevantes a administração de empresas, debater assuntos como Marketing , Finanças, SI,e outros acerca da área. Enjoy it! e participe com opiniões e comentários !!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Análise dos e-consumidores .

    Como era de se esperar, o varejo eletrônico brasileiro evolui em ritmo acelerado, assim como o americano. Abrindo mão de uma métrica detalhada, a verdade é que o varejo eletrônico brasileiro evolui a passos largos e já gerou um gigante mercado, enquanto o de pequena e médias empresas também vai de vento em popa. Segundo a consultoria e-Bit, que mantém um cadastro de empresas totalmente online, o aumento líquido no número de empresas de 2006 para 2007 foi bastante significativo. Um trabalho realizado por mim e por Vanessa Diniz no ano passado (2010), procurou se certificar de  quais eram as características dos e-consumidores do curso de administração da UFRN e de suas compras. 
    Procurando demonstrar o desenvolvimento do mercado OnLine perante os novos aspectos da evolução da tecnologia, avaliar o número de consumidores bem como o seu perfil e encontrar os fatores e preferências desses consumidores. Como em pesquisas realizadas a cerca do mesmo assunto abordado pelo trabalho, não tão diferentemente,  os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios. 
Isso se deve ao fato das comodidades que a compra pela internet oferece como a enorme variedade de produtos e o fato de que a maioria dos pedidos sempre chegam ao prazo estimado. Além desses fatores o horário de compra também foi avaliado e mostrou que as pessoas acessam a internet e possivelmente compram na hora em que trabalham ou estudam. 
    Esse mercado está em grande expansão e não para por ai, ele atinge as várias camadas da sociedade desde salários razoáveis, pois a inclusão social já permitiu isso, até as classes mais altas permitindo assim todo e qualquer tipo de negócio. As pessoas dão cada vez mais credibilidade a ele e surgem cada vez mais sites com novas propostas como o Peixe urbano, e outros sites de compra coletiva. Vale a pena pequenas e médias empresas investirem nessa modalidade de venda, pois hoje não o vendedor não é quem vende um produto, é o cliente quem compra!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Aridne ficou ótimo!!
    Se precisar de uma ajudinha estamos aí!!!!!
    bjuss
    Thaina Rodrigues
    :)

    ResponderExcluir