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terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS DE NATAL - RN: o relacionamento online com o mercado

    Como já havia falado aqui em post anterior, abordo aqui um tema bastante atual e perceptível para qualquer pessoa que utiliza as mídias sociais.Todos os dias somos inundados por milhares de propagandas, inclusive nas redes sociais, que se tornaram um canal a mais para o marketing das empresas. O tema do post é o tema do meu trabalho de conclusão de curso da UFRN. Vão aqui o que é crucial saber sobre mídias sociais nas empresas de Natal - RN .
   A população desta pesquisa compreende às empresas de Natal que já utilizam vários meios de mídias sociais, como não é possível pesquisar todas as empresas, trabalhou-se com uma amostra probabilística intencional. Foram entrevistadas 60 empresas de diversos ramos como: serviços, varejo, bens de consumo, transporte, tecnologia, mídia, telecomunicações, saúde, construção civil, setor imobiliário, e outros. Compreendeu ainda desde micro-empresas até as de grande porte.
Percebe-se que os setores que mais utiliza as mídias sociais são as empresas de varejo, bens de consumo e transporte, correspondendo a 43,3% das entrevistadas, em segundo serviços com 25% e outros com 16,7 %.Outro ponto abordado foi o porte das empresas, a fim de analisar qual o porte das empresas que utilizam as mídias sociais. Podemos observar que a maioria das empresas são microempresas  com 67,2% das respostas das entrevistadas, em segundo lugar as pequenas empresas com 20, 7 % .


Quanto ao tempo de atuação das empresas no mercado da cidade do Natal-RN, a  maioria são empresas novas com até 5 anos de atuação contando com 47,5% das respostas da análise e em segundo empresas com mais de 15 anos de atuação com 23,7%.Um dos pontos abordados foi qual mídia é mais utilizada para realizar as ações de marketing na mídia social, onde as empresas podem utilizar mais de uma. O Twitter foi a mídia mais utilizada com 83, 3 %, e em segundo o Facebook  com 56,7 %, como mostra  a figura a seguir
    Outro ponto levantado é o tempo que utilizam as mídias para saber o quanto de experiência que a empresa tem em relação ao seu uso. Foi verificado que a maioria aplica a sua utilização a menos de um ano com 43,3 %, o que verifica que é uma nova forma de se realizar o marketing. E em segundo lugar empresas que aplicam a mais de 1 ano e menos de 2, com 30,0 % das respostas coletadas.
       Outro ponto sobre as mídias foram quais era os objetivos de negócio da empresa em utilizar as mídias sociais, onde gerar mais marketing de “boca-a-boca” foi o objetivo mais esperado, seguido de aumentar a reputação da empresa com 70,0%  e melhorar a qualidade de suporte ao cliente e aumentar vendas em terceiro lugar. O que mostra que o principal objetivo do marketing da mídia social é o cliente e o relacionamento com o mesmo, não só o objetivo de vender. Como mostra a figura


        E como esperado, as empresas tendem a aumentar o investimento em mídias sociais. A resposta aumentar obteve 88,1 % das respostas enquanto manter em segundo lugar teve 10,2 %. Um fator importante levantado na pesquisa foi como as empresas mensuram as iniciativas realizadas nas mídias sociais, esse ponto é muito importante para se saber o grau de instrução das empresas em relação a monitorar as ações de marketing em relações a tal mídia. Pode-se observar que a maioria mensura pelos métodos mais fáceis que são número de usuários ativos, visitantes ou visitantes recorrentes com 61,7 % e em segundo lugar a taxa de crescimento de usuários com 43,3%.
Ainda foi questionado se a empresa é a responsável por gerenciar as mídias sociais, e verificou-se que a maioria das empresas é a própria responsável por gerenciar, devido a maioria das empresas serem de pequeno porte e não disponibilizarem de muitos recursos para investir, ou entregar nas mãos de uma agência especializada. Podemos verificar na figura
 E por fim foram analisados quais são os obstáculo que impedem o total sucesso da implementação, ou utilização de mídias sociais. O principal obstáculo verificado foi o de falta de tempo para o gerenciamento com 46,7%, em segundo a dificuldade de fazer com que as pessoas participem com 33,3%.


Diante disso percebe-se que há uma deficiência na maneira como as empresas estão gerenciando as mídias sociais, pois a maioria é desconhecedora de recursos que são disponíveis, muitas vezes até gratuitamente para auxiliar no monitoramento, que é a parte crucial do processo de gerenciamento, pois é fundamental saber o que falam para poder dar um feedback aos clientes.  Conclui-se que muitas empresas de Natal – RN utilizam as mídias sociais para se relacionar com o mercado, porém ainda falta capacitação, e recursos para avaliar a iniciativa nessas mídias e melhorar o desempenho do marketing em mídias sociais.





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